MEIO AMBIENTE

A consciência de que toda ação humana produz impactos ambientais e sociais é a base de nossa cultura e visão dos negócios. Dessa forma, cada projeto conta com os preceitos de responsabilidade ambiental e o devido monitoramento das atividades.

Medição de fumaça preta

Realizamos a medição para monitorar as emissões atmosféricas, geradas pelos equipamentos movidos a diesel das atividades industriais. 

Para isso, utilizamos o método da escala Ringelmann, o mesmo empregado para o controle de emissão de gases das frotas de ônibus e caminhões no Estado de São Paulo. 

A Escala Ringelmann tem 5 densidades colorimétricas. Quanto menor a densidade registrada, mais adequado está o veículo. A densidade máxima aprovada pela CETESB é de 40%.

O nosso controle com a frota visa manter os níveis sempre abaixo, com o máximo de adequação possível, independentemente da fiscalização dos órgãos governamentais. 

Todos os equipamentos Jaupavi passam por manutenção preventiva, e em qualquer desconformidade, o equipamento é retirado da obra e levado para a manutenção.

O procedimento de fiscalização da emissão atmosférica é feito a cada dois meses e todas as informações obtidas são arquivadas.

Fornecedores homologados

É controlando toda a cadeia que buscamos garantir a proteção ao Meio Ambiente. Nos preocupamos de onde vem nossos insumos e se nossos fornecedores estão igualmente adequados às questões ambientais. Por isso, antes de comprarmos qualquer material, nosso setor de meio ambiente solicita e analisa toda a documentação pertinente (licença de operação (CETESB), Certificado de Regularidade (IBAMA), AVCB (Corpo de Bombeiros), e etc). Utilizamos somente materiais de fornecedores regulamentados e controlamos a validade das licenças.

Resíduos

A Jaupavi se responsabiliza por todos os resíduos gerados pela empresa. Separamos adequadamente por tipos e por destinos. Para a retirada de qualquer resíduo da empresa é gerado um MTR (Manifesto de Transporte de Resíduo) identificando o tipo, o estado físico, a quantidade, onde foi gerado, quem vai transportar, destino e a disposição que esse resíduo terá.

Resíduos classe I

Resíduos que em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade, podem apresentar risco à saúde pública ou efeitos adversos ao meio ambiente.

Para destinar o resíduo classe I (Perigosos) temos um contrato com uma empresa especializada no recebimento desse tipo de resíduo, que possui licença para fazer tal recebimento e possuímos um CADRI (CERTIFICADO DE MOVIMENTAÇÃO DE RESÍDUOS DE INTERESSE · AMBIENTAL) para poder fazer o transporte desses resíduos de maneira correta, evitando qualquer impacto para o meio ambiente.  

O armazenamento dentro da empresa é feito em tambores ou caçambas específicas, utilizados somente para esse tipo de resíduo, em ambientes isolados e devidamente identificados, prevenindo assim qualquer incidente.

Resíduos classe IIA

Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. EX: restos orgânicos da indústria alimentícia (restos de alimentos); fibras de vidro, etc.

Para a destinação do resíduo classe IIA, inicialmente separamos dentro de tambores os recicláveis dos não recicláveis, os recicláveis enviamos para cooperativas e o não reciclável tem como destino o aterro sanitário.

Resíduos classe IIB

Os resíduos inertes, Classe IIB, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidro

Para destinação dos resíduos classe IIB, contamos com prestadores de serviços especializados em receber tais resíduos.

Preservação ambiental como cultura empresarial

Buscamos sempre promover o diálogo com os colaboradores, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente dentro e fora da empresa. 

Toda semana abordamos um tema diferente relativo às questões ambientais, no início do dia, nossos técnicos de segurança do trabalho recebem um texto de apoio e promovem um bate-papo com a equipe sobre o assunto.

Informativos

MAIO/2022

Educação ambiental

Resíduos sólidos

Produtos químicos

Atenção

ABRIL/2022

Área de vivência sempre limpa

Razões para manter

15/04 - Dia da Conservação do Solo

Dicas importantes

MARÇO/2022

Água

Use de maneira consciente

Lei de Crimes Ambientais

Lei nº 9.605/1998

FEVEREIRO/2022

Separe o seu lixo corretamente

É mais simples do que você imagina!

Cuidados com a fauna silvestre

Ajude a preservar o meio ambiente

JANEIRO/2022

Poluição sonora

O cuidado com a audição é muito importante!

Utilização de produtos químicos e perigosos nas frentes de serviços

Jornal da Obra

Boletim Informativo n.12

DEZEMBRO/2021

Higiene e limpeza no canteiro de obras e frentes de serviços

Poluição do solo

NOVEMBRO/2021

Separação correta de resíduos

O sucesso da coleta seletiva e redução de lixo depende da participação de todos

Cuidado com animais na estrada

Dicas para evitar atropelamentos

OUTUBRO/2021

Incêndios florestais

Incêndios destroem a vegetação, matam animais, colocam vidas em risco e causam sérios prejuízos financeiros

Kit de emergência ambiental

Saiba como utilizar

SETEMBRO/2021

Uso consciente da água

Evite o desperdício

21/09 - Dia da Árvore

Tenha carinho com quem te gera oxigênio

AGOSTO/2021

Acidente zero

Prevenir acidentes é uma atitude diária

Separe seu lixo

JULHO/2021

Canteiro de obras

Organização e limpeza

Dia da Conscientização de Proteção às Florestas

Ajude a preservar

JUNHO/2021

Dia Mundial do Meio Ambiente

São as pequenas atitudes que podem mudar o mundo

Cuidados com a saúde no inverno

Tempo frio e seco exige atenção para evitar doenças respiratórias e de pele